bbslc # 2

L. e C. deitados. olham nos olhos um do outro. há um silêncio tenso entre eles. o peso das palavras faz-se sentir.
L. estás diferente.
C. tu também. desde que deixamos de ser pequenos que estamos os dois diferentes.
L. assim há tanto tempo?
C. não te lembras? tu querias ser maior do que és, mais novo do que és, mais rico. eu queria ter sangue azul. em vez disso, tu preocupas-te em respirar e eu em fazer algo maior. quero criar.
L. quando percebeste isso? porque não disseste nada?
C. porque tu não ouves. dizer para quê?
L. eu ouço. carrego nos ouvidos tudo o que disse.
C. sim, isso eu sei. e possivelmente tudo o que te disse também. mas não ouves as coisas sérias. não ouves o que sinto ou o que penso.
L. isso é porque tu és pessimista.
C. era.já não sou.
L. és otimista?
C. era. já não sou.
L. o que és então?
C. nem uma coisa nem outra. acho. não sei.
L. detesto esse teu hábito de não saberes.
C. eu também detesto esse teu hábito de deixares as coisas para daqui a pouco. e depois não descansas enquanto não as fazes todas.
L. não sou assim.
C. és. funcionas em opostos. és um pessimista que acredita que as coisas vão correr bem. ouves sobretudo o que falas. se fosses outra pessoa não serias teu amigo pois não terias paciência para ti. e tens uma má memória.
L. a minha memória é exemplar. lembro-me de tudo o que ouvi.
C. sim, porque repetes-te sempre. mas das coisas importantes nunca te lembras.
L. como assim? que coisas importantes? lembro-me de tudo.
C. não.
L. sim.pergunta o que quiseres que possa ter na memória. a ver se não me lembro.
C. quando foi a última vez que chorei?
L. foi quando estivemos juntos da segunda vez. choramos juntos, aliás. tu porque estavas frágil, eu porque choravas. não foi?
C. foi. se calhar essa vez não foi assim tão importante.
L. cala-te.
C. e quando foi a última vez que choraste?
L. há dois dias.
C. porquê?
L. não me lembro.
C. vês?
L. não é isso. lembro-me. mas não sei explicar.
C. não sabes explicar porque não te lembras.
L. lembro-me. mas foi uma daquelas coisas que não faz sentido. não me lembro é de como lá cheguei. só me lembro da sensação, quando sentes o peito apertado com o que pensas e depois o corpo reage e começas a chorar, em espasmos, a tentar encontrar uma forma de estares mais aliviado.
C. se calhar devias pensar noutras coisas.
L. se calhar devia.
C. em que pensavas?
L. pensava no fato de não conseguir morrer por ti. mas conseguia morrer contigo.
C. eu também não dava a minha vida por ninguém. que pensamento palerma. porque pensavas nisso?
L. não sei. por isso não sei explicar. não entendo os momentos em que penso sobre a morte.
C. eu não penso nisso. prefiro ficar atento e ver como estamos diferentes.
L. e C. fecham os olhos e dormem.

Sem comentários: